top of page

Câmara reprova contas de Alfredão e torna ex-prefeito inelegível até 2033

  • Foto do escritor: De Foco na Notícia
    De Foco na Notícia
  • 17 de nov.
  • 1 min de leitura

Por 9 votos a 4, vereadores de Itaperuna seguiram parecer do TCE-RJ e rejeitaram as contas de 2023 do ex-prefeito.

ree

A Câmara Municipal de Itaperuna reprovou, na sessão desta terça-feira (11), as contas de 2023 do ex-prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão). O resultado foi de nove votos pela reprovação e quatro contrários ao parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que já havia recomendado a rejeição.

Com a decisão, Alfredão fica inelegível por oito anos, conforme estabelece a Lei da Ficha Limpa, e só poderá disputar cargos públicos novamente em 2033.

Votaram a favor da aprovação das contas os vereadores Elia Cruz, Vivi Dentista, Eduardo do Toldo e Jeffinho de Boa Ventura. Já Ademir Pessanha, Paulo César Contador, Carlinhos Peixeiro, Sargento Cristiane, Magno Barbeiro, Jefinho Enfermeiro, Barata da Saúde, Wellington Guaritá e Wendel Tatu votaram contra as contas, acompanhando o parecer técnico do tribunal.

Nos bastidores, o resultado confirmou as previsões de tensão política, diante da atuação do deputado federal Murillo Gouvea (UNIÃO) — filho de Alfredão —, que tentou reverter votos no Legislativo. O ex-prefeito também buscou apoio do atual prefeito Emanuel Medeiros (Nel), sem sucesso.

A estratégia de Alfredão era manter a elegibilidade e lançar candidatura a deputado estadual em 2026, possivelmente em oposição ao deputado Jair Bittencourt.

O TCE-RJ já havia emitido pareceres contrários às contas de 2021 e 2022, mas, na ocasião, o Legislativo optou pela aprovação.

Comentários


© 2025 - Todos os direitos reservados

bottom of page